O bom uso de energia é uma responsabilidade de todos e saber como poupar energia tornará o nosso planeta mais sustentável. Os consumos optimizados de energia, conseguidos muitas vezes através de pequenos gestos diários, irão permitir-lhe reduzir a sua factura energética e melhorar a sua vida.

Aqui ficam alguns conselhos para que dê bom uso à sua energia:

  • Diminua a temperatura do aquecimento de sua casa em pelo menos 1ºC e complemente com roupa adequada à estação do ano. Sempre que tiver o aquecimento ligado mantenha as portas das divisões de sua casa fechadas. 

  • No Inverno, sempre que possível, abra os estores das janelas nas quais há incidência do sol, para que a radiação possa aquecer o interior do edifício. No Verão, evite a entrada directa dos raios solares, fechando os estores. 

     

     
  • Dê preferência à luz natural em detrimento da luz artificial e mantenha sempre as janelas e envidraçados limpos e sem objectos que impeçam a entrada da luz natural. Evite ter as luzes ligadas, quando não for necessário.

  • Opte por lâmpadas de baixo consumo (fluorescentes compactas) em detrimento das lâmpadas incandescentes. As lâmpadas fluorescentes compactas permitem reduzir o consumo de electricidade e duram 10 vezes mais tempo do que as lâmpadas incandescentes tradicionais.

     

    conselhosUteis2.png

     

  • Na iluminação de grandes espaços onde a restituição da cor não seja importante, opte por lâmpadas de vapor de sódio da alta pressão, que são mais eficientes do que as lâmpadas de vapor de mercúrio. 

  • O frigorífico é o electrodoméstico que mais energia consome numa casa, pois funciona de forma contínua. Assim, evite abrir desnecessariamente a sua porta e reduza o tempo de abertura, não coloque alimentos quentes no seu interior e mantenha sempre limpa a serpentina que se encontra na parte de trás do frigorífico. 

  • Ao comprar electrodomésticos opte por equipamentos de Classe A, A+ ou A++, pois são mais eficientes.

    conselhosUteis3.png

  • Desligue o forno e/ou a placa eléctrica algum tempo antes de finalizar o cozinhado.

  • Cozinhar a gás natural é menos prejudicial para o ambiente do que cozinhar a electricidade, pois as emissões de CO2 menores. Os esquentadores a gás são mais amigos do ambiente do que os termoacumuladores eléctricos (cilindros). 

  • Elimine os consumos energéticos standby e off mode. Desligue os equipamentos no botão e utilize tomadas de corte de corrente, pois prolongará o tempo de vida dos equipamentos e irá reduzir a sua factura energética. 

  • Escolha o contrato de fornecimento de energia eléctrica que mais se adeqúe ao seu perfil de consumos. Se instalar um contador de electricidade bi-horário e ligar os electrodomésticos fora das horas de maior consumo poderá usufruir de tarifas mais baixas.