O objectivo do desenvolvimento sustentável é “satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades”. 

Como forças fundamentais da sociedade, as organizações têm um papel preponderante a desempenhar na prossecução deste objectivo, cujos principais desafios se colocam ao nível da exigência de escolhas inovadoras e de novas formas de pensar e de agir. Se, por um lado, o desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia contribui para o crescimento económico, por outro constata-se que pode também contribuir para solucionar danos e minimizar os riscos que esse crescimento traz à sustentabilidade das relações sociais e do meio ambiente. 

A urgência e a magnitude dos riscos e dos danos para a sustentabilidade do planeta e a grande disponibilidade de opções e de oportunidades, tornarão a transparência sobre os impactes económicos, ambientais e sociais componente fundamental para que haja eficácia na relação para com as partes interessadas, na eficiência nas decisões sobre investimentos e noutras relações com o público. 

Com o desígnio de melhorar continuamente a sua actividade e domínios de intervenção, em matéria de ambiente, a Esposende Ambiente, EM, procura assegurar, através de um trabalho concertado, sistemático e sério, o desenvolvimento ambiental sustentado do concelho, sem descurar as componentes económicas e social. 

No desenvolvimento da sua actividade na área do ambiente e da cidadania, a Esposende Ambiente, EM, aposta na sensibilização, formação e educação para as questões relacionadas com a preservação do Ambiente, promovendo a adopção de atitudes ambientalmente mais correctas que contribuam para o desenvolvimento sustentado e assim, para a melhoria da qualidade de vida da população. 

O cumprimento de metas progressivamente mais ambiciosas, assim como o envolvimento activo da sociedade civil nos variados projectos, programas, objectivos e metas ambientais, irá potenciar a promoção dos valores ambientais locais, na melhoria da qualidade de vida das populações e na sustentabilidade ambiental.