Com o propósito de melhorar a qualidade de vida no concelho, a Esposende Ambiente, EM pretende prestar mais e melhores serviços, de forma eficaz e eficiente. No âmbito da delegação de competências por parte da Câmara Municipal, a Esposende Ambiente, EM efectua a fiscalização do cumprimento do contrato de concessão da recolha e transporte de RU no concelho de Esposende, atribuído à empresa SUMA, assim como presta colaboração ao Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização de Resíduos – RESULIMA, na recolha de recicláveis. 

Assegurando a Limpeza Urbana da cidade de Esposende e da freguesia de Marinhas, pretende-se garantir de forma eficaz e permanente a limpeza e salubridade dos espaços e aglomerados urbanos do concelho e proceder à conservação e manutenção dos equipamentos de recolha e deposição e gerir a utilização dos mesmos. 

Esta gestão de resíduos é um processo oneroso, e que apenas pode ser modificado através da separação dos resíduos e seu devido encaminhamento para os ecopontos. Refira-se que ao nível da recolha e tratamento de resíduos, o concelho de Esposende apresenta um índice de cerca de 100% de população servida no que concerne à recolha de Resíduos Urbanos Indiferenciados, apresentando um rácio de aproximadamente 1 Ecoponto por 133 habitantes ao nível da rede de Ecopontos para deposição seletiva de resíduos. 

É com o desígnio de melhorar continuamente o seu desempenho que a Esposende Ambiente, EM se empenha na gestão adequada e responsável dos resíduos, no intuito de acautelar que a população de Esposende, principal cliente dos serviços prestados pela empresa, sinta uma melhoria na sua qualidade de vida, requerendo o esforço e compromisso dos cidadãos no sentido de manter o concelho limpo, com o objectivo de garantir o desenvolvimento harmonioso e sustentável de Esposende.