Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração

Paulo Fernando Alves Marques
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1.º Vogal do Conselho de Administração – Não executivo

António Sérgio Moreira Mano
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2.º Vogal do Conselho de Administração - Não Executiva

Jaquelina Casado Afonso Areias
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Assembleia Geral

Presidente
Alexandra Suzana Abreu de Faria Carvalho Roeger

Vice-Presidente
Elisabete Maria Losa Capitão

Secretário
José Adelino Portela de Oliveira

Fiscal Único
Joaquim Guimarães, Manuela Malheiro e Mário Guimarães, S.R.O.C .º 148, representada por Maria Manuela Alves malheiro, R.O.C. n.º 916

Capital Social
O capital social é de 20.250.000,00 Euros, detido a 100% pelo Município de Esposende.

 

A EAmb - Esposende Ambiente, EM, entidade empresarial municipal nos termos da Lei n.º 53-F/2006, de 29 do dezembro, revogada pela Lei nº 50/2012, de 31 de agosto, iniciou a sua atividade em 2005 e surge na sequência da transformação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Esposende. 

É uma empresa constituída por capitais exclusivamente municipais e possui como principais competências a gestão e exploração dos sistemas públicos de captação e distribuição de água para consumo público e de drenagem e tratamento de águas residuais, de recolha de águas pluviais, a recolha e deposição de resíduos urbanos e a limpeza e higiene pública, o planeamento e execução de tarefas de gestão de espaços verdes públicos e infraestruturas associadas, a reabilitação do património municipal e, em geral, a intervenção em matéria de ambiente na área do Município de Esposende, nomeadamente a fiscalização ambiental e a conceção, organização e implementação de projetos e campanhas na área da sensibilização e educação ambiental. 

Contando com 106 colaboradores distribuídos pelas várias áreas de intervenção da empresa, a Esposende Ambiente realiza diariamente todas as suas tarefas numa perspetiva de aperfeiçoamento contínuo no que concerne à prestação de serviços a todos os utilizadores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Esposende, sempre numa perspetiva de preservação e valorização dos recursos naturais. 

De fato, a implementação de estratégias de gestão visando o desenvolvimento sustentável tem sido a primordial preocupação, contemplando as vertentes do ambiente, da preocupação/responsabilidade social e de uma sempre ajustada gestão financeira.

EAmb - Esposende Ambiente, EM - Sede  

Travessa Conde de Agrolongo, Nº10
4740-245 Esposende

Telefone: 253 969 380 (chamada para a rede fixa nacional) das 08h00 às 16:30 

  • Prima 1 – Apoio ao cliente
  • Prima 2 – Recolha de resíduos
  • Prima 3 – Obras e Projetos
  • Prima 4 – Contabilidade
  • Prima 5 – Armazém
  • Prima 6 – Centro de Educação Ambiental
  • Prima 7 – Assuntos Gerais

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Prevenção Domiciliária

Telefone:

968 042 328 (chamada para a rede móvel nacional) (das 16:30 às 08:00)
253 969 388 (chamada para a rede fixa nacional) (das 08:00 às 16:30)

OBJETIVOS 
Ao elaborar e aprovar o seu Código de Ética, a Esposende Ambiente pretende explicitar os valores com os quais a empresa e todos os seus colaboradores se identificam, no sentido de adequada e eficazmente se fazer cumprir a missão e se reforçar aquela que é a sua exclusiva e própria cultura.

Pretende consolidar e reforçar as relações de confiança com todas as partes interessadas, designadamente clientes, fornecedores, entidade que a tutela e entidades reguladoras, numa perspetiva de transparência, integridade e profissionalismo. Mais ainda, visa expressar um claro compromisso no fortalecimento de paradigmas éticos aplicáveis, criando um ambiente de trabalho promotor de respeito, retidão e equidade.

Este Código de Ética é aplicável a todos os colaboradores da empresa, independentemente da sua função e do vínculo contratual, e será devidamente distribuído e dado a conhecer. 
Todos os atos que decorram do incumprimento de princípios deste Código de ética deverão ser imediatamente reportados aos superiores hierárquicos e/ou Administração e estarão sujeitos a ações disciplinares.


MISSÃO 
Ao assumir o compromisso de fazer chegar a cada cliente água de excelente qualidade, de recolher e promover o adequado tratamento das suas águas residuais, de manter o concelho de Esposende nas melhores condições de higiene e salubridade, de promover continuamente a satisfação das exigências de saúde pública e de fomentar a sensibilização ambiental junto de toda a comunidade, a Esposende Ambiente ambiciona ser reconhecida como um dos principais responsáveis pela promoção e manutenção do desenvolvimento harmonioso e sustentado do concelho de Esposende e pela melhoria contínua da qualidade de vida dos seus cidadãos, tornando-se numa empresa de referência no setor em que desenvolve a sua atividade.

VISÃO 
A Esposende Ambiente, empenhada e determinadamente, pretende aprimorar as suas metodologias de trabalho e as estratégias de gestão de todas as infraestruturas sob sua administração, a fim de assegurar uma constante agilização, evolução e aperfeiçoamento da capacidade de resposta às necessidades apresentadas pelos clientes, cidadãos, residentes e visitantes, tendo como preocupação constante o incremento do seu nível de satisfação e a salvaguarda dos interesses ambientais e sociais locais, numa perspetiva de cariz global ao nível da promoção do desenvolvimento sustentado do concelho.

VALORES 
A Esposende Ambiente, encontra-se empenhada em prevenir qualquer forma de poluição que possa resultar das suas atividades, produtos e serviços, procurando continuamente oportunidades para melhorar o seu comportamento ambiental, aplicando as melhores soluções ambientais, sempre que viáveis, e promovendo a proteção e valorização dos recursos existentes. 
Pretende ainda promover a formação e a aplicação de boas práticas aos seus colaboradores, como forma de melhoria do desempenho das suas funções, competências, responsabilidades e realização pessoal, num constante esforço de modernização e inovação, e numa perspetiva de segurança e de um assumido comprometimento em termos sociais.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS 
Todos os colaboradores da Esposende Ambiente, independentemente da sua função e do vínculo contratual, deverão pautar a sua atuação pelos seguintes princípios fundamentais:


1. Legalidade – agindo sempre em conformidade com o disposto no quadro legal vigente, normas e regulamentos emanados pelas entidades competentes e indicações e recomendações provindas da própria empresa.

2. Eficiência – procurando invariavelmente que o desempenho das suas funções e tarefas se realize recorrendo às melhores práticas, executando-as com rigor e com qualidade, gerindo os recursos disponíveis de forma racional e sempre numa postura de cooperação com as partes interessadas.

3. Integridade – agindo, em qualquer situação, com retidão e com honestidade, abstendo-se de receber de qualquer terceiro compensação, favor ou vantagem e não atuando nunca em situações em que possam estar em questão assuntos que colidam sob o ponto de vista pessoal ou institucional.

4. Verdade e Transparência – estabelecendo relações baseadas nestes valores, assegurando a realização das suas funções e tarefas de modo rigoroso e prestando a informação de forma clara, fidedigna e exata.

5. Imparcialidade – acompanhando todas as partes interessadas de forma equidistante, em ordem a manter a devida isenção sobre assuntos e situações que envolvam interesses eventualmente não convergentes. 

6. Igualdade – garantindo um tratamento igual para com as partes interessadas, sem qualquer tipo de discriminação, seja formal, seja de ordem material.

7. Sustentabilidade – Gerindo as suas atividades de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, nas vertentes económica, social e ambiental, com aposta no apoio à comunidade e, ainda, na formação, na ética e no desenvolvimento do potencial dos seus recursos humanos. 

NORMAS DE CONDUTA E ÉTICA 
Na gestão do ambiente de trabalho, 
A Esposende ambiente garante o respeito e a promoção dos direitos humanos, preconizados na Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas e nos princípios da Organização Internacional do Trabalho, assumindo desta forma que não é utilizada direta ou indiretamente mão-de-obra infantil, é garantida a não existência de trabalho forçado, os colaboradores têm o direito de formarem e de se associarem em Comissões de Trabalhadores e/ou Associações Sindicais, garantindo o direito ao diálogo com a Esposende Ambiente e Sindicatos ou com os grupos formados. É estimulada a comunicação direta, é garantida a igualdade de oportunidades a todos os colaboradores atuais ou potenciais e a não existência de práticas disciplinares fora das situações e regras previstas na lei. O horário de trabalho é cumprido em conformidade com a legislação em vigor, as remunerações são adequadas e nunca inferiores ao estipulado pela legislação. É assegurado um ambiente de trabalho seguro e saudável aos colaboradores. As atividades de segurança, higiene e saúde no trabalho estão organizadas por forma a assegurar a manutenção de um ambiente de trabalho, que vise a prevenção de riscos profissionais e a promoção da saúde do colaborador, a manutenção de máquinas, a utilização de equipamentos de segurança e a formação regular. É assegurado um conjunto de regalias a todos os colaboradores, constante do Pacote Social da Empresa.

No relacionamento com Partes Interessadas - Clientes, Fornecedores e outras Entidades, 
os colaboradores devem atuar invariavelmente aplicando os princípios fundamentais da legalidade, eficiência, integridade, verdade e transparência, imparcialidade e igualdade, visando firmar as relações de confiança com todas as partes interessadas, numa perspetiva que se pretende também participativa.

No respeito pela Lei e pela Regulação, 
a Esposende Ambiente e os seus colaboradores devem respeitar todas as normas legais e regulamentares aplicáveis à atividade da empresa, no integral cumprimento do princípio da legalidade.

No relacionamento com a Entidade de Tutela e com as Entidades Reguladoras, 
a Esposende Ambiente e os seus colaboradores assumem um compromisso de colaboração, satisfazendo as solicitações que lhes forem dirigidas e não assumindo qualquer conduta que possa impedir o exercício das competências atribuídas a essas autoridades.

No governo da empresa, 
a Administração e todos aqueles que exercem poderes de gestão, devem desempenhar as suas funções com rigor, zelo e transparência, em observância dos mais elevados padrões e critérios de exigência. 
A implementação do Sistema de Gestão Integrado – Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social garante a operacionalização dos requisitos da responsabilidade social, através de documentação, manutenção, comunicação e monitorização, num processo de melhoria contínua.

Na confidencialidade e sigilo profissional, 
os colaboradores devem sempre atuar com discrição em relação a factos e informações a que tenham acedido durante o exercício das suas funções.

Na prevenção de Potenciais Conflitos de Interesses, 
os colaboradores têm a responsabilidade de evitar qualquer situação suscetível de originar direta ou indiretamente um conflito de interesses, designadamente se houver direta ou indiretamente um interesse pessoal que possa retirar potencial vantagem para si próprio, para um familiar, para amigos ou conhecidos e que possa influenciar o seu desempenho no exercício das suas funções, em pleno cumprimento pelo princípio da integridade.

No relacionamento entre colegas, 
a Esposende Ambiente reprova qualquer forma de discriminação, seja em razão da raça, etnia, sexo, idade, deficiência física, convicção religiosa, opinião ou filiação política, condenando ainda qualquer forma de assédio sexual ou psicológico, de conduta verbal ou física de humilhação, de coação ou de ameaça. Os colaboradores devem ser responsáveis e cooperativos, privilegiando o bom ambiente, o respeito e o bom trato pessoal, quer com os colegas, quer com os superiores hierárquicos, e estes com os seus subordinados, promovendo a cooperação e fomentando o espírito de equipa. Devem ainda assumir um comportamento de lealdade, empenhando-se em salvaguardar a credibilidade e o prestígio da empresa e, no exercício da sua atividade, devem respeitar, proteger e zelar pela adequada conservação e manutenção dos bens ao serviço da Esposende Ambiente.

Na Segurança e Saúde no Trabalho, 
a Esposende Ambiente garante o cumprimento das respetivas normas, sendo tal uma obrigação de todos e sendo dever dos colaboradores informar atempadamente os seus superiores hierárquicos ou os serviços responsáveis da ocorrência de qualquer situação irregular suscetível de poder comprometer a segurança das pessoas, instalações ou equipamentos da sua empresa.

No Compromisso Ambiental, 
a Esposende Ambiente procura, sistematicamente, contribuir para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente, controlando os impactes ambientais associados à sua atividade no sentido de minimizar os seus efeitos e prevenir a poluição, aplicando, sempre que viáveis, as melhores soluções ambientais, e promovendo a proteção e valorização dos recursos existentes.

No âmbito da Responsabilidade Social, 
a Esposende Ambiente assume a formação e a aplicação de boas práticas aos seus colaboradores como forma de melhoria do desempenho das suas funções, competências, responsabilidades e realização pessoal, respeitando integralmente princípios de igualdade de oportunidades e mérito individual. Neste contexto, a Esposende Ambiente pretende ainda assegurar o desenvolvimento de ações e de iniciativas que possam repercutir-se favoravelmente ao nível de toda a comunidade.

No âmbito do Desenvolvimento Sustentável, 
a Esposende Ambiente pretende aprimorar as suas metodologias de trabalho e as estratégias de gestão de todas as infraestruturas sob sua administração, a fim de assegurar o incremento do nível de satisfação da população local e visitante e a salvaguarda dos interesses ambientais locais, numa perspetiva de cariz global ao nível da promoção do desenvolvimento sustentado do concelho.