O controlo da qualidade da água que a Esposende Ambiente distribui a toda a população do concelho de Esposende constitui uma preocupação constante no cumprimento das suas competências e atribuições. Com base na legislação em vigor e nas recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a empresa elabora e implementa, anualmente, o Programa de Controlo da Qualidade da Água, onde planifica o controlo da qualidade a efetuar à água que é distribuída a toda a população do concelho de Esposende. Esta monitorização é realizada semanalmente, através da recolha de amostras na torneira dos consumidores, para caraterização analítica em laboratório externo independente, e integra cerca de 108 pontos de amostragem distribuídos pelas várias freguesias.

Consultar -» Rede de abastecimento de água para consumo da EAmb

Ao longo dos anos, estes resultados têm assegurado 100% de conformidade legal, razão pela qual a Esposende Ambiente tem sido, ano após ano, agraciada com a atribuição do Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano pela ERSAR.

Consultar -» Resultados analíticos

A Esposende Ambiente implementa também, diariamente, um Programa de Controlo Operacional (PCO), através do qual controla a concentração de cloro residual livre, a variação da pressão ao longo da rede de distribuição, a qualidade da água nos pontos de entrega da entidade gestora “em alta", a Águas do Norte, e a qualidade da água em pontos que identifica como críticos, por se tratarem de pontos de fins de rede ou zonas de baixos consumos. Neste plano, define, ainda, os procedimentos de avaliação, deteção e resolução de eventuais perdas de água, bem como os de manutenção e inspeção da rede a seu cargo.

 

Numa perspetiva de análise e prevenção dos riscos associados aos sistemas de abastecimento de água, a Esposende Ambiente integra esses dois planos (PCQA e PCO) no Plano de Segurança da Água, onde identifica, avalia e gere eventos considerados perigosos, que podem afetar a qualidade e quantidade da água distribuída. Para o efeito identifica esses perigos, define as medidas de controlo/medidas corretivas a implementar e avalia a sua eficácia.