Os espaços verdes públicos assumem hoje em dia uma importância fundamental na qualidade de vida das populações, e surgem como uma necessidade para o equilíbrio ecológico saudável do meio urbano. São espaços cuja conservação com qualidade e gestão ambientalmente sustentável, urge ser assegurada de modo a permitir que os munícipes e população em geral possam usufruir e beneficiar das suas valências. 

Como tal, a Esposende Ambiente, EM define como factores essenciais, a preservação e a promoção ambientalmente correcta dos espaços verdes do concelho, numa perspectiva de melhoria contínua do serviço prestado. 

A manutenção dos espaços verdes do concelho, nomeadamente os jardins públicos e as árvores dos arruamentos está a cargo da Esposende Ambiente, EM, assim como a gestão do Horto Municipal, promovendo a reprodução de plantas para utilização nos espaços verdes municipais. Também garante a gestão e funcionamento dos Parques de Compostagem onde são efetuadas as tarefas visando a compostagem dos resíduos verdes resultantes da manutenção dos espaços verdes do concelho, recebendo também resíduos verdes resultantes de actividades de jardinagem. 

Dada a inegável importância dos espaços verdes e a necessidade de os manter em bom estado, bem como o inegável interesse da população servida pelos referidos jardins, justifica-se um cuidado permanente e uma atenção especial para estes locais tão necessários no espaço urbano.