A utilização de energia hídrica, com o aproveitamento dos cursos de água para a produção de energia eléctrica é um bom exemplo do uso de energias renováveis em Portugal.

A produção de electricidade durante o século XX esteve principalmente associada às barragens de grande ou média capacidade, cujo propósito é reter a maior quantidade de água possível e criar um desnível acentuado, para aumentar o potencial do curso de água. A conversão da energia cinética existente num curso de água em energia eléctrica permite que a energia possa ser transportada em grandes distâncias e usada em nossas casas. 
 

Actualmente, a energia da água em sido também aproveitada por pequenos açudes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio reenviando-o num local desnivelado (onde estão instaladas turbinas), produzindo electricidade. 

A produção deste tipo de energia está directamente dependente da chuva e, quando a precipitação é mais abundante, a contribuição destas centrais atinge os 40%. No entanto, em anos mais secos apenas 20% da energia total consumida provém dos recursos hídricos.