A Esposende Ambiente, EM, importa e abastece água captada no Rio Cávado e tratada pela empresa multimunicipal Águas do Noroeste, SA, de que o Município de Esposende é accionista.

Depois de captada e tratada, a água é disponibilizada à Esposende Ambiente em 7 pontos de entrega – Reservatórios do Marachão, Bouro, Bouro existente, S. Lourenço, Vila Chã e Antas e 2 nós de abastecimento para aglomerados populacionais mais a norte do concelho, na freguesia de Forjães.

Os reservatórios encontram-se posicionados estrategicamente de forma a garantir sempre a presença de cloro residual na água, existindo uma unidade de recloragem no reservatório do Bouro, gerida e controlada pela Águas do Noroeste, SA, à semelhança da manutenção dos reservatórios existentes.

No total estes reservatórios apresentam uma capacidade de reserva de 16.000 m3 de água, suficiente para garantir o abastecimento de água à população do Concelho durante cerca de 3 dias.

Através do sistema de abastecimento de água com cerca de 420 km de tubagens, a Esposende Ambiente distribui água de excelente qualidade aos munícipes do Concelho, o que resulta numa taxa de cobertura de mais de 99%.