CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho.
É um evento anual que teve início em 1972, cujo principal objetivo é alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

O tema para 2019 é a “Poluição do ar” e pretende incitar governos, indústria, comunidades e indivíduos a unirem-se para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.


As preocupações do homem para com o ambiente têm vindo a aumentar: é crescente a tomada de consciência de que é necessário proteger o nosso planeta, uma vez que o modo de vida tal como o conhecemos não é sustentável com o futuro da humanidade e do próprio planeta.


Em 1997, na conferência de Quioto, delegações de 150 países estiveram reunidas com o objetivo de chegar a um acordo que permitisse reduzir as emissões de gases poluentes.


A capacidade de regeneração da atmosfera vai diminuindo consideravelmente à medida que o quantitativo de emissões de poluentes cresce exponencialmente, tendo este facto ocorrido com o aumento da industrialização e através do desenvolvimento do setor de transportes. Atualmente são inúmeros os poluentes presentes na atmosfera, sendo as fontes que os originam e os seus efeitos, muito diversificados. Contudo, são gerados na sua maioria, pelas atividades humanas, através dos diversos setores da indústria e pelos sistemas de transporte, concretamente os Gases de Efeito de Estufa (GEE) (ex: CO2, CH4, N2O, CFC`s).


A poluição atmosférica tem consequências bastante graves:


1. Afeta a saúde e o bem-estar dos seres vivos;
2. Tem implicações no aquecimento global do planeta;
3. Origina alterações ao nível do clima;
4. Origina a ocorrência de Chuvas Ácidas;
5. Origina a rarefação da Camada do Ozono.


Sabias que…


• Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico?
• Segundo um novo relatório da ONU sobre poluição atmosférica na Ásia e no Pacífico, a implementação de 25 políticas voltadas para tecnologias poderia resultar na redução de 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2) e de 45% das emissões globais de metano, o que poderia impedir a elevação da temperatura global em até um terço de grau Celsius?
• Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo?
• A poluição do ar custa à economia global 4,5 triliões de euros por ano?

A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
 
 
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
Praias
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas