CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

No passado dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, cerca de 150 alunos das Eco-escolas do concelho de Esposende participaram na iniciativa “Esposende diz SIM à biodiversidade”. A atividade integrou o programa da Semana da Biodiversidade, evento que o Centro de Educação Ambiental e a Esposende Ambiente levaram a efeito, entre os dias 18 e 22 de maio, e que mobilizou cerca de 300 participantes entre alunos, professores e comunidade em geral.

A atividade consistiu numa caminhada temática desde o Farol de Esposende até à Praia de Rio de Moinhos, em Marinhas, através da Ecovia do Litoral Norte. Para além da caminhada, os alunos participaram também numa recolha simbólica de resíduos entre as praias de Cepães e de Rio de Moinhos e numa ação simbólica de arranque de chorão-das-praias e austrálias, espécies invasoras presentes em diversos pontos da orla costeira do concelho.

Além de sensibilizar os mais jovens para a importância da conservação da diversidade biológica e do equilíbrio dos diversos ecossistemas existentes ao nível concelhio, esta iniciativa teve também como propósito promover a mobilidade sustentável e prática de atividade física. Neste percurso pedestre participaram os alunos da turma de Técnicos de Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional de Esposende e as turmas do 6.º ano das Escolas Básicas de Forjães e António Rodrigues Sampaio - Marinhas.

Para além desta iniciativa, o programa da Semana da Biodiversidade incluiu também a realização de iniciativas dirigidas à comunidade em geral, nomeadamente um workshop dedicado ao kokedama, uma técnica ancestral de jardinagem, e uma ação de sensibilização para a compostagem doméstica com oferta de um compostor aos participantes.

Ainda para a comunidade educativa, decorreu, na Escola Básica de Apúlia, uma sessão de esclarecimento sobre a importância da manutenção das ribeiras em contexto de adaptação às alterações climáticas, bem como atividades lúdico-pedagógicas, no Centro de Educação Ambiental, dedicadas ao tema da biodiversidade.

A Semana da Biodiversidade reflete-se no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente ODS 6 - Água potável e saneamento, ODS 12 - Produção e consumo sustentáveis, ODS 14 - Proteger a vida marinha e ODS 15 - Proteger a vida terrestre.

A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
 
 
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
Praias
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas