CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

 

O Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente partilharam as respetivas boas práticas em matéria de diversidade e inclusão, no II Fórum Nacional Para a Diversidade, que decorreu nos dias 21 e 22 de novembro, na Póvoa de Lanhoso, sob o lema “Comunicar para mobilizar”.

O evento, organizado pelo Núcleo do Norte da Carta Portuguesa para a Diversidade, subscrita pelo Município e pela Esposende Ambiente, contou com a participação de organizações de diferentes dimensões e sectores, tendo constituído um momento de reflexão e partilha de boas práticas sobre a diversidade e inclusão nos ambientes laborais e sociais.

Na sessão de abertura, que contou igualmente com intervenções da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, e do Presidente do Conselho de Administração da LIPOR, Aires Pereira, o Presidente do Conselho Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, referiu que a Carta Portuguesa para a Diversidade é uma excelente referência para todas as organizações empregadoras empenhadas em aproveitar o potencial e o valor individual, otimizando a diversidade das pessoas que integram a organização. Considerou, de resto, que esta Carta é um compromisso, um processo permanente e um caminho para tornar as organizações mais inclusivas, mais diversas, mais competitivas.

Em matéria de boas práticas, Esposende deu a conhecer o trabalho que vem desenvolvendo ao nível da diversidade e inclusão, nomeadamente através de parcerias em áreas como o ambiente, educação ambiental, promoção da sustentabilidade, responsabilidade social, bem como a certificação da Esposende Ambiente em matéria de responsabilidade social, que orienta a empresa para as boas práticas de ética empresarial e para uma gestão socialmente responsável.

Este Fórum contou também com a participação de responsáveis de outras Cartas Europeias, nomeadamente Estónia, Luxemburgo e Polónia, e de organizações signatárias destas. Nos workshops temáticos “Comunicando a Diversidade: O Papel do Setor Privado”, “O Papel do Setor Público” e “Papel do Terceiro Setor” foram aprofundados conhecimentos e partilhadas práticas sobre temas como as questões de género, deficiência, cultura e religião, liderança inclusiva, diversidade etária, diversidade linguística, migrações, igualdade, cidadania, cujo sumário resultou numa avaliação muito positiva pelos participantes.

A sessão de encerramento esteve a cargo da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e do Presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Avelino Siva, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger. A Secretária de Estado saudou a Carta Portuguesa para a Diversidade e as entidades organizadoras pela excelente iniciativa e afirmou a intenção do Governo apoiar estratégias para quem desejar começar ou continuar a potenciar o poder da Diversidade dentro das suas organizações.

A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
 
 
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
Praias
image.jpg
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas