CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

Cerca de 4,5 toneladas de resíduos foram recolhidas no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende, na ação de voluntariado ambiental que o Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, levou a efeito nos dias 13 e 14 de abril.

A ação envolveu a participação de mais de meio milhar de voluntários, tanto do concelho como de outras localidades, que procederam à limpeza de vários pontos do litoral, desde o limite norte do concelho, na Foz do Rio Neiva, até à Praia da Ramalha - Apúlia, já perto do limite com o concelho da Póvoa de Varzim. Foram alvo desta intervenção cerca de 8,8 km de praias, dunas e estuários, abrangendo cerca de 45% do litoral de Esposende.

No dia 13, quase uma centena de alunos da Escola Básica António Rodrigues Sampaio e da Escola Profissional de Esposende recolheram os resíduos do areal e espaço dunar entre a praia de Cepães e a praia da Redonda, bem como da praia junto à Torre Norte de Ofir.

No dia seguinte, as praias, dunas e zonas ribeirinhas de Esposende encheram-se de voluntários que dedicaram algumas horas do seu fim-de-semana ao ambiente, mais concretamente a recolher os resíduos que, ao longo do inverno, foram ficando depositados nas margens dos rios e nas praias do concelho.

Para além da Esposende Ambiente e da Câmara Municipal de Esposende, esta ação de voluntariado ambiental contou também com a colaboração e participação do Parque Natural do Litoral Norte, de várias Juntas de Freguesia, das Associações AssoBio e Rio Neiva, dos Agrupamentos de Escuteiros de Esposende, Marinhas e Mar, das Guias de Apúlia, de várias escolas de surf e kitesurf do concelho (LUHU Surf, Onda Magna, Element Fish, GKS Clube, Kook Proof e Esposende Surf Team), dos Clubes Náuticos de Gemeses e Fão, da Associação Desportiva, Cultural Recreativa e Social do Município de Esposende, da Associação Cívica Mais Esposende, da Associação Desportiva de Esposende, do Gandra Futebol Clube, de elementos do projeto AMAReMAR, e de vários voluntários que, individualmente, quiseram dar o seu contributo para a melhoria da qualidade das praias do concelho.

Os voluntários foram desafiados a separar os resíduos de plástico recolhidos durante a ação, com o objetivo de permitir a sua posterior valorização, seja através da integração dos resíduos na produção de calçado, projeto sob responsabilidade da Zouri Shoes, seja através do desenvolvimento de oficinas de expressão artística, onde serão criadas esculturas a partir do lixo marinho recolhido.

Com estas ações pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes.

A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
 
 
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
Praias
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas