CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho.

É um evento anual que teve início em 1972, cujo principal objetivo é alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

As preocupações do homem para com o ambiente têm vindo a aumentar: é crescente a tomada de consciência de que é necessário proteger o nosso planeta, uma vez que o modo de vida tal como o conhecemos não é sustentável com o futuro da humanidade e do próprio planeta.

O tema para 2020 é a “Biodiversidade” e as celebrações mundiais vão realizar-se na Colômbia, apesar de praticamente todos os países do mundo terem iniciativas a lembrar este momento.

Com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, nunca houve momento mais importante para nos dedicarmos à proteção da biodiversidade.

Este será um ano crucial para a preservação e restauro da biodiversidade, já que o mundo vai avaliar e renovar os seus compromissos durante a 15ª reunião da Conferência das partes (COP15) da Convenção sobre a Diversidade Biológica, em Kunming (China), em Outubro.

Além disso, este ano celebra-se o início da Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa para ampliar a recuperação dos ecossistemas degradados e destruídos, como parte do combate à crise climática.

A ação climática e a conservação da biodiversidade estão interligadas e por isso é extremamente importante travar a extinção de espécies de plantas e animais.

 

Sabias que…

  • A Colômbia foi escolhida porque é um dos países com maior biodiversidade do mundo, com cerca de 10% da biodiversidade do planeta? É o país com maior diversidade de espécies de aves e de orquídeas e o segundo país com maior número de espécies de plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios.
  • São utilizados 33,5 milhões de litros de óleo de palma em Portugal no gasóleo rodoviário como biocombustível? Esta matéria-prima promove a destruição da floresta tropical, colocando em causa ecossistemas sensíveis;
  • Existem 456 espécies ameaçadas de extinção em Portugal, incluindo plantas?
Plano de contingência COVID-19
 
 
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
 
 
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
Desafios
dia a dia
Desafio dia a dia
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
E-MOVE
 
 
Praias
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas