CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line

A ÁGUA É UM BEM ESSENCIAL PARA A VIDA. ELA ENCONTRA-SE PRESENTE DENTRO DO NOSSO CORPO E EM TODA A PARTE. SEM COR, SEM CHEIRO E SEM SABOR, A ÁGUA É INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO DA NOSSA CIVILIZAÇÃO, INFLUENCIANDO A NOSSA HISTÓRIA, A NOSSA CULTURA, O NOSSO ESTILO DE VIDA E O NOSSO QUOTIDIANO. A DATA DE 22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA, VISA ALERTAR AS POPULAÇÕES E OS GOVERNOS PARA A URGENTE NECESSIDADE DE PRESERVAÇÃO E POUPANÇA DESTE RECURSO NATURAL TÃO VALIOSO.

A ÁGUA DO PLANETA TERRA DISTRIBUI-SE POR TRÊS GRANDES RESERVATÓRIOS: OCEANOS, CONTINENTES E ATMOSFERA. CONTUDO, A QUANTIDADE DE ÁGUA PRESENTE EM CADA UM DELES É BASTANTE DIFERENTE.

SE PENSA QUE EXISTE UMA QUANTIDADE SEM FIM DE ÁGUA DISPONÍVEL PARA O CONSUMO HUMANO ESTÁ MUITO ENGANADO! SOMENTE 2,7% DE TODA A ÁGUA EXISTENTE É ÁGUA DOCE! ESTA É A QUANTIDADE DE ÁGUA DOCE QUE EXISTE NO PLANETA, MAS PARTE DELA ESTÁ CONGELADA OU MUITO ABAIXO DA SUPERFÍCIE DO SOLO, LOGO NÃO A PODEMOS UTILIZAR!

POR OUTRO LADO, ÁGUA DOCE NÃO SIGNIFICA ÁGUA POTÁVEL, ISTO É, ÁGUA QUE APRESENTA AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA PODER SER UTILIZADA PARA CONSUMO.

E SE ALGUÉM LHE DISSESSE QUE JÁ NÃO É POSSÍVEL GARANTIR ÁGUA POTÁVEL EM SUA CASA? OU QUE É IMPOSSÍVEL NADAR E PESCAR NO RIO E NO MAR DEVIDO À POLUIÇÃO? OU QUE TODOS OS AQUÍFEROS SECARAM? PROVAVELMENTE PENSARIA QUE SE TRATAVA DE UMA PIADA DE MAU GOSTO, NO ENTANTO ESTE É UM CENÁRIO PERFEITAMENTE POSSÍVEL SE CONTINUARMOS A MALTRATAR OS NOSSOS RECURSOS HÍDRICOS. A SOLUÇÃO PASSA POR ALTERARMOS OS NOSSOS HÁBITOS DE CONSUMO E PASSARMOS A UTILIZAR A ÁGUA COM “PESO E MEDIDA”. NÃO SE ESQUEÇA: POUPAR ÁGUA É NÃO DESPERDIÇAR!!!

COMO POUPAR ÁGUA E CONTRIBUIR PARA UM PLANETA MAIS AZUL:

  • TENHA SEMPRE O CUIDADO DE VERIFICAR SE AS TORNEIRAS ESTÃO BEM FECHADAS, PARA NÃO AS DEIXAR A CORRER OU A PINGAR; UMA TORNEIRA A PINGAR DURANTE 24 HORAS, DE 5 EM 5 SEGUNDOS, PERDE 3 LITROS DE ÁGUA, O QUE CORRESPONDE A MAIS DE 1000 LITROS DE ÁGUA POR ANO.
  • O CAUDAL DE UMA TORNEIRA É DE 11 A 19 LITROS DE ÁGUA POR MINUTO. INSTALE UM COMPRESSOR REDUTOR DE CAUDAL E PODERÁ REDUZIR O CONSUMO EM 50%.
  • PREFIRA O DUCHE AO BANHO DE IMERSÃO. MAS CUIDADO, NO DUCHE, SEJA RÁPIDO E FECHE A ÁGUA ENQUANTO SE ENSABOA.
  • SUBSTITUA A CABEÇA DO CHUVEIRO POR UMA OUTRA DE BAIXO CAUDAL (COM AREJADOR), QUE MISTURA AR À ÁGUA, MANTENDO A PRESSÃO E O CONFORTO. ASSIM PODE POUPAR ATÉ 50% DA ÁGUA GASTA.
  • USE UM COPO PARA LAVAR OS DENTES OU FECHE A TORNEIRA DURANTE A ESCOVAGEM. POUPARÁ 10 A 30 LITROS DE ÁGUA.
  • ENCHA O LAVATÓRIO QUANDO SE BARBEAR E NÃO DEIXE A ÁGUA A CORRER ENQUANTO LAVA AS MÃOS.
  • SEMPRE QUE TIVER DE ESPERAR PELA ÁGUA QUENTE NO DUCHE, UTILIZE UM BALDE PARA APROVEITAR A ÁGUA ATÉ ELA ATINGIR A TEMPERATURA DESEJADA. PODE UTILIZÁ-LA PARA REGAR PLANTAS, DEITAR NA SANITA OU ATÉ PARA MUDAR A ÁGUA DO AQUÁRIO.
  • NÃO PONHA A MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA OU ROUPA A TRABALHAR SEM A CARGA COMPLETA. UTILIZE O BOTÃO DE “MEIA CARGA”, QUANDO POSSÍVEL, NO CASO DE NÃO HAVER ROUPA OU LOIÇA SUFICIENTE PARA ENCHER A MÁQUINA.
  • SE TIVER POUCA ROUPA PARA LAVAR, PODE SEMPRE OPTAR POR LAVAR À MÃO E UTILIZAR A ÁGUA PARA DEPOIS LAVAR O CHÃO, POR EXEMPLO.
  • ANTES DE LAVAR OS PRATOS, TACHOS, PANELAS E FRIGIDEIRAS, LIMPE-OS COM UM PAPEL. SE FOR NECESSÁRIO, DEIXE OS TACHOS E PANELAS DE “MOLHO”.
  • QUANDO LAVAR A LOIÇA À MÃO, NÃO A LAVE PEÇA A PEÇA. JUNTE-A E LAVE-A NO LAVA-LOUÇAS OU NUMA BACIA CHEIA DE ÁGUA. SE LAVAR À MÃO UMA QUANTIDADE NORMAL DE LOIÇA COM A TORNEIRA ABERTA, GASTARÁ MUITO MAIS ÁGUA DO QUE USANDO A MÁQUINA (ATUALMENTE, OS MODELOS MAIS EFICIENTES CONSOMEM APENAS 15 LITROS POR LAVAGEM).
  • USE APENAS O DETERGENTE NECESSÁRIO. POUPARÁ ÁGUA E DETERGENTE.
  • A ÁGUA DE LAVAGEM OU DE COZEDURA DOS VEGETAIS, DEPOIS DE ARREFECIDA, PODE SER UTILIZADA PARA REGAR AS SUAS PLANTAS OU O SEU JARDIM.
  • UTILIZE O AUTOCLISMO SÓ QUANDO FOR NECESSÁRIO, EVITE DESCARGAS DESNECESSÁRIAS.
  • REDUZA O VOLUME DE ARMAZENAMENTO DO AUTOCLISMO TRADICIONAL, COLOCANDO UMA GARRAFA DE ÁGUA DENTRO DO DEPÓSITO DESTE, DE FORMA A NÃO INTERFERIR COM O MECANISMO DE DESCARGA.
  • PREFIRA AUTOCLISMOS QUE PERMITAM ESCOLHER O FLUXO DE DESCARGA DE ÁGUA E USE A DESCARGA DE MENOR VOLUME, OU INTERRUPÇÃO DA DESCARGA, PARA USOS QUE NÃO NECESSITEM DE DESCARGA TOTAL (EX: URINA).
  • OPTE POR LAVAR O SEU AUTOMÓVEL COM UM BALDE E UMA ESPONJA OU NUMA ESTAÇÃO DE SERVIÇO. CONSEGUIRÁ POUPAR CERCA DE 500 LITROS DE ÁGUA.
  • REGUE AS SUAS PLANTAS PREFERENCIALMENTE DE MANHÃ. SE REGAR DURANTE O DIA HAVERÁ UMA EVAPORAÇÃO MAIS RÁPIDA DA ÁGUA. À NOITE PODE PROVOCAR O APARECIMENTO DE FUNGOS NAS PLANTAS DA RELVA.
  • SE APLICAR UMA COBERTURA NA SUA PISCINA, REDUZ EM 90% AS PERDAS DE ÁGUA POR EVAPORAÇÃO.

SABIA QUE…

  • SE NÃO DEIXARMOS A ÁGUA A CORRER INUTILMENTE, NUM ANO, CADA UM DE NÓS PODE POUPAR O EQUIVALENTE A ENCHER UMA PISCINA DE 75.000 LITROS?
  • SE FECHARMOS A ÁGUA DO DUCHE ENQUANTO NOS ENSABOAMOS, POUPAMOS 4.400 LITROS DE ÁGUA POR ANO, CONSIDERANDO 2 MINUTOS DE TEMPO PARA NOS ENSABOARMOS, 12 LITROS POR MINUTO E 180 DUCHES POR ANO?
  • O SER HUMANO PODE SOBREVIVER 30 DIAS SEM COMER, MAS MORRE APÓS 4 DIAS SEM ÁGUA?

 

 

Plano de contingência COVID-19
 
 
A sua opinião é importante
imagemPortlet copy.png
 
 
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
E-MOVE
 
 
Praias
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas