Dia Mundial dos Oceanos | 8 de junho


Designed by pikisuperstar / Freepik

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente no dia 8 de junho.
O lema para 2022 é “Revitalização: ação coletiva para o oceano”. A iniciativa visa trabalhar em conjunto para criar um novo equilíbrio com o oceano, para que não se esgotem os recursos, mas, em vez disso, se restaurem e renovem. Devemos utilizá-lo de forma sustentável.
Com a ajuda centenas de outras organizações em todo o mundo, existe um movimento global para proteger pelo menos 30% de nosso planeta azul até 2030 (“30×30”). Um oceano saudável é parte crítica da solução para a crise climática. Ao fazer parte deste compromisso podemos proteger os sistemas de suporte de vida do nosso planeta – especificamente as questões interconectadas do oceano, clima e biodiversidade.
Decisões sobre o futuro do nosso planeta azul estão a ser tomadas neste ano por líderes mundiais, através da conferência dos Oceanos das Nações Unidas , dois anos após ser cancelada por causa da pandemia. As ações que nossos líderes realizarem (ou deixarem de realizar) este ano vão determinar a saúde de nosso planeta azul e a segurança das gerações para as próximas décadas.

Sabias que…
• O nosso planeta é coberto em 70% pelos oceanos?
• Anualmente vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos, tendo a maioria deste lixo origem em terra? Estima-se que em 2050 possamos ter mais plástico do que peixes.
• Os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos?
• Os oceanos são o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas?
• 90% das populações de peixes grandes estão esgotadas, 50% dos recifes de coral destruído e a poluição marinha não pára de crescer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.