Dia Mundial dos Oceanos | 8 de junho

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente no dia 8 de junho.

O lema para 2021 é “Os oceanos: vida e subsistência”. A iniciativa visa despertar a consciência global para os benefícios que a humanidade pode retirar dos oceanos, se utilizarmos os recursos de forma sustentável, e para as nossas responsabilidades individuais e coletivas.

Com a ajuda centenas de outras organizações em todo o mundo, existe um movimento global para proteger pelo menos 30% de nosso planeta azul até 2030 (“30×30”). Um oceano saudável é parte crítica da solução para a crise climática. Ao fazer parte deste compromisso podemos proteger os sistemas de suporte de vida do nosso planeta – especificamente as questões interconectadas do oceano, clima e biodiversidade. Decisões sobre o futuro do nosso planeta azul estão a ser tomadas neste ano por líderes mundiais. As ações que nossos líderes realizarem (ou deixarem de realizar) este ano vão determinar a saúde de nosso planeta azul e a segurança das gerações para as próximas décadas.

Esposende tem alguns projetos que contribuem para a “saúde” dos oceanos e sua envolvente, tais como o projeto “OMARE – criação de um sistema de informação e monitorização da biodiversidade marinha do Parque Natural do Litoral Norte com fornecimento regular de informação sobre o estado da biodiversidade”, “Ribeiras do Litoral – reabilitação ecológica de ribeiras para a promoção da biodiversidade e de infraestruturas verdes”, “E-Ribeiras –comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas”, construção do Canal Intercetor de Águas Pluviais, com a extensão de sensivelmente 5 Kms e projeto “E-Redes – fomento ao uso de redes biodegradáveis como ferramenta de promoção da sustentabilidade e combate ao lixo marinho”.

Sabias que…
• Anualmente vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos, tendo a maioria deste lixo origem em terra? É estimado que este problema afete mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo.
• Os equipamentos de proteção contra o Covid-19, como máscaras e luvas descartáveis estão a causar um sério problema aos ecossistemas marinhos? Para além das possíveis contaminações estas podem demorar até 400 anos até desaparecerem.
• Os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos?
• Os oceanos são o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.