Dia Mundial do Ambiente | 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho. É um evento anual que teve início em 1972, cujo principal objetivo é alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.
 
O tema para 2021 é a “Restauração de Ecossistemas”, lançado pelas Nações Unidas como tema da década, e para o qual o Município de Esposende, a Esposende Ambiente e as restantes entidades parceiras já têm dado um contributo fundamental no nosso concelho com a implementação de ações como o projeto “Ribeiras do Litoral – Reabilitação ecológica para a promoção da biodiversidade e de infraestruturas verdes”, “E-Ribeiras  – Estratégia para comunicar, divulgar e sensibilizar para as alterações climáticas”, construção do Canal Interoceptor de Águas Pluviais, com a extensão de sensivelmente 5 Kms, “E-Move – Projeto da promoção da mobilidade sustentável em Esposende, projeto “E-Redes – A problemática do lixo marinho.  

A restauração de ecossistemas significa auxiliar na recuperação de ecossistemas que foram degradados ou destruídos, bem como conservar os ecossistemas que ainda estão intactos. Esta pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. Esta é a geração que pode fazer as pazes com a natureza. 

Sabias que…
* Mais de 150 voluntários recolheram cerca de 1,35 toneladas de resíduos no litoral e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende numa ação de limpeza do passado dia 29 de maio? 
* No próximo dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, entre outras atividades, realizaremos mais duas ações de limpeza no município para ajudar a recolher o lixo marinho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.