Semana da Floresta Autóctone – 23 a 28 de novembro

O Centro de Educação Ambiental irá associar-se às comemorações do Dia da Floresta Autóctone, através da promoção de um conjunto de atividades que terão lugar durante uma semana, desenvolvidas em parceria com o Gabinete Técnico Florestal da Autarquia.
Os Sapadores vão à escola!
Nesta iniciativa os Sapadores Florestais irão deslocar-se aos estabelecimentos de educação e ensino inscritos com o objetivo de demonstrarem algumas das tarefas e funções relacionados com o trabalho diário da Equipa de Sapadores Florestais.
DESTINATÁRIOS: Comunidade educativa: 1º ciclo.

LOCAL: Estabelecimentos de educação e ensino e IPSS`s.
CALENDARIZAÇÃO: De 23 a 27 de novembro das 10h00 às 11h30m.

Comemoração do Dia da Floresta Autóctone
Este dia será assinalado com a oferta de uma planta autóctone aos estabelecimentos de educação e ensino e IPSS`s concelhios.
DESTINATÁRIOS: Comunidade em geral

LOCAL: Estabelecimentos de educação e ensino e IPSS`s.
CALENDARIZAÇÃO: 23 de novembro.

Visita às Árvores Notáveis do Concelho de Esposende
No sentido de destacar a importância das espécies florestais, em especial as autóctones, será realizada uma visita guiada aos exemplares arbóreos de interesse municipal, especialmente no que respeita à sua dimensão, idade, formação ou raridade.
DESTINATÁRIOS: Comunidade Educativa: 3º ciclo e secundário.
Número máximo de participantes por sessão: O número máximo de participantes na iniciativa está dependente das recomendações de segurança da DGS em vigor.
CALENDARIZAÇÃO: Dia 25 de novembro das 9h30m às 11h30m.

Teatro Clarinha e a Fonte do Tempo
Esta peça, criada no âmbito do Projeto E-Ribeiras, retrata um cenário hipotético dos personagens João e Maria no ano de 2050, onde a escassez de água e as alterações climáticas são realidades bastante evidentes, em paralelo, aparecem as personagens Clarinha e Salpico que retratam as modificações físicas e químicas da água. Entretanto, as personagens do João e Clarinha, fazem uma viagem no tempo, assistindo às várias alterações do nosso planeta, tendo como objetivo, corrigir os erros dos seres humanos no passado.
DESTINATÁRIOS: Comunidade Educativa – 1º e 2º ciclos.
LOCAL: Espaço escolar.
CALENDARIZAÇÃO: Dias 23 e 24 de novembro – sessões de manhã e de tarde.

Webinar Hoje é dia de: Sprays desinfetantes com óleos essenciais & como fortalecer o sistema imunitário
Os óleos essenciais vão muito além do maravilhoso aroma que exalam. As suas propriedades são muito importantes no equilíbrio do corpo e na cura. Este webinar será desenvolvido pela naturopata Raquel Carvalho.
DESTINATÁRIOS: Comunidade em geral.
CALENDARIZAÇÃO: Dias 28 de novembro.

Desafio# Dia a dia pense verde todo ano – dia da floresta autóctone
O Centro de Educação Ambiental irá lançar um desafio a toda a comunidade educativa e população em geral que consiste na realização de um “rosto” para uma árvore de forma a assinalar o Dia da Floresta Autóctone. Os trabalhos a apresentar deverão refletir a criatividade dos participantes, utilizando, se possível, desperdícios, resíduos e materiais usados.
Após a elaboração dos rostos ecológicos e a sua colocação na árvore, os participantes deverão tirar fotografias dos seus trabalhos, que serão posteriormente divulgadas no site da Esposende Ambiente e no Blogue do CEA.
O envio das fotografias deve ser efetuado via digital através do e-mail cea@esposendeambiente.pt até ao dia 20 de novembro, sendo acompanhadas pelo nome do participante, a idade, o estabelecimento de educação e ensino que frequenta e se autoriza a divulgação das fotografias.