Você está aqui: Home Informações Sensibilização ambiental Espaços Agrícolas

Espaços Agrícolas

A agricultura e a natureza estão fortemente interligadas, e ao longo dos séculos, a agricultura contribuiu para a criação e para a preservação de vários habitats semi-naturais valiosos, que dominam hoje a maioria das paisagens e que acolhem grande parte das suas espécies selvagens.
Esta actividade apresenta uma série de limitações e dificuldades em comparação com outras actividades económicas, que decorrem da sua dependência do meio ambiente. Associada a esta dependência, tem-se registado a delapidação dos recursos naturais, quer pela ocupação e destruição de ecossistemas para alargamento das áreas cultivadas, quer pela destruição do solo, quer ainda pela poluição e dissipação da água. Nas últimas décadas, o sistema de produção intensiva de alimentos tem conduzido à utilização desregrada de adubos e pesticidas e à gestão incorrecta dos resíduos orgânicos produzidos nas explorações pecuárias. Em resultado da intensificação da produção animal, a gestão de uma maior quantidade de resíduos orgânicos, constitui um sério problema para os agricultores. Além disso, este sistema de agricultura tende a criar riscos para a saúde pública, bem como graves problemas ambientais, como a poluição das águas superficiais e subterrâneas.
As relações entre a riqueza do meio natural e a actividade agrícola são complexas, sendo que a poluição do solo, da água, do ar, a fragmentação dos habitats e o desaparecimento de espécies selvagens podem resultar de práticas agrícolas e utilizações do solo inadequadas.
Assim, a aposta numa política de boas práticas agrícolas, que consistam na aplicação e promoção de práticas que garantam a sustentabilidade ambiental e económica do sector, é essencial para travar os efeitos negativos que estão directa ou indirectamente associados à agricultura.

Respeite a natureza e torna a sua prática agrícola + sustentável:

  • Na sua exploração agrícola concentre os resíduos num local adequado, relativamente afastados e isolados da área de produção e preferencialmente cobertos para evitar a exposição ao sol e à chuva. Saiba que é proibido queimar os resíduos a céu aberto, enterrá-los ou abandoná-los no solo, em caminhos ou locais públicos, bem como em linhas de água.
  • Faça sempre uma limpeza grosseira dos resíduos (terra, restos de produtos) e agrupe-os, evitando a mistura de resíduos de vários tipos. Arrume-os de forma a ocuparem o menor espaço possível.
  • Para manter na exploração os óleos usados, utilize bidões devidamente identificados, em local adequado, nomeadamente sobre um solo impermeabilizado e afastado de fontes de ignição.
  • As embalagens de produtos fitofarmacêuticos e de medicamentos veterinários devem ser armazenadas em locais secos e abrigados, longe do alcance das crianças e dos animais e afastado da área das culturas e das colheitas.
Acções do Documento
CEA

CEAPortlet

CEA em Blogue
imagemPortlet copy.png
Qualidade Agua

qyualidade2013.jpg

Atendimento on-line

Atendimento on-line

Praias

image.jpg

Leituras

Leituras

Avarias

Avarias

GestProcessos Online
gestprocessosonline.JPG
Facturação Electrónica
facturaportlet.png