Atenta à importância de assegurar a sustentabilidade ambiental e a qualidade da paisagem urbana, o Município de Esposende entendeu prioritário arrancar com a acção Esposende “Cidade Natura”, inserido no Eixo V do Programa de Acção URBI Esposende.

 
A operação Esposende “Cidade Natura” pretendeu alertar a população residente e visitante de Esposende para algumas questões ambientais, com vista à promoção de um ambiente de qualidade, na zona urbana e turística da cidade, para o qual todo e qualquer cidadão pode contribuir, procedendo à separação selectiva dos resíduos, à gestão eficiente de energia, promovendo o combate às alterações climáticas e à defesa da orla costeira, através de adopção de atitudes e comportamentos mais correctos. 
Assim, e neste âmbito, a Esposende Ambiente desenvolveu algumas campanhas de sensibilização e informação ambiental, de forma a impulsionar uma participação consciente e responsável da população residente e visitante. A elaboração e distribuição de brochuras e folhetos sobre temáticas ambientais foram um dos meios de comunicação utilizados, com vista à disseminação de boas práticas e de informação relevante para os munícipes e para os visitantes.

Esposende "Cidade Natura"