Consigo, por um PLANETA+

 Sensibilização Ambiental.jpg


Novos caminhos têm que ser encontrados para assegurar a manutenção dos padrões de vida das sociedades chamadas desenvolvidas e as justas pretensões dos países em desenvolvimento, sem contudo comprometer o futuro das gerações vindouras.

O desafio é enorme e a solução de longo prazo está longe de ser conhecida mas, no curto e médio prazo, a acção tem de passar necessariamente pela consciencialização individual e colectiva para a necessidade de respeitarmos, preservarmos e valorizarmos o que é de todos. Consigo, por um planeta+: mais consciente, mais atento, mais verde!

Em cada acto, por mais simples que seja, o ser humano influencia, positiva ou negativamente, consciente ou inconscientemente, o Ambiente. 

A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. 
Art.º 1 da Declaração Universal dos Direitos da Água 

A água, fundamental para a vida, influencia a nossa história, cultura, forma de viver e quotidiano. Ela está dentro de nós e em toda a parte. É nossa responsabilidade zelar para que todos tenham acesso a água com qualidade e na quantidade certa. 
Saiba mais sobre este recurso raro e fonte de vida, tantas vezes ameaçado e como pode contribuir para um planeta+! 

Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. 
A Carta da Terra 

É evidente o impacte na harmonia da natureza e no ciclo natural da vida em consequência do aumento das actividades humanas que as actividades humanas. O tão falado aquecimento global é uma prova disso. Sendo a água um elemento insubstituível e fundamental à existência de vida na Terra e das mais diversas actividades humanas, qualquer tipo de poluição da água causada pela libertação directa ou indirecta de material tóxico nas linhas de água constitui um grave risco para a saúde e bem-estar humano. Queremos minimizar estes impactes e gerir adequadamente os nossos recursos hídricos.
Saiba mais sobre os vários tipos de contaminação, os tratamentos existentes e como pode contribuir para um planeta+! 

" Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma! "
Antoine Lavoisier 

A produção excessiva de resíduos é considerada um dos efeitos mais nefastos das chamadas sociedades de consumo e pode ser um sintoma de uso ambientalmente ineficiente de recursos, sendo a gestão adequada dos resíduos um desafio ambiental, social e económico para os países desenvolvidos. Contudo esta tarefa não depende só de nós, mas também de si e dos seus. 
Saiba mais sobre o destino dos resíduos produzidos, as soluções que existem e como pode contribuir para um planeta+! 

" O segredo não é correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até si!" 
Mário Quintana 

Os espaços verdes, além de embelezarem as cidades e de fomentarem uma maior biodiversidade urbana, contribuem de uma forma muito positiva para assegurar uma vida com qualidade a todos os cidadãos. Como espaços públicos que o são, todos temos responsabilidades para com os jardins, canteiros, relvados e árvores de arruamento: respeite as plantas, respeite o trabalho dos jardineiros e respeite algo que também é seu. 
Saiba mais sobre jardins e espaços verdes e como pode contribuir para um planeta+!