CEAPortlet

Centro de Educação Ambiental

Avarias

Avarias

gestprocessosonline.JPG

GestProcessos Online

 

Atendimento on-line

Atendimento On-line


As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães, voltam a figurar entre as galardoadas com a Bandeira Azul da Europa, para a época balnear 2018, repetindo a distinção dos anos anteriores.

Ao reunir todos os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, reforçando a condição de destino balnear de excelência, Esposende distingue-se, ainda, ao inscrever as praias de Apúlia e Cepães, a quem foi atribuído o galardão Praia Acessível, entre as praias do país que estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada.


A atribuição do galardão Bandeira Azul às quatro praias de Esposende representa a confirmação do cumprimento de um vasto conjunto de critérios, nomeadamente de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental e equipamentos e de informação e educação ambiental. Neste último ponto, o município, com a colaboração da empresa municipal Esposende Ambiente, promoverá a realização de atividades de educação ambiental, reforçando a sensibilização para a defesa destes locais e dos seus ecossistemas.


O programa Bandeira Azul para 2018 incide no tema “O Mar que Respiramos”, uma vez que 50% do dióxido de carbono lançado na atmosfera é absorvido pelos oceanos e 70% do oxigénio da Terra é produzido pelo plâncton marinho. O papel das florestas marinhas é, pois, fundamental e urge preservar e valorizar tal património natural.


Esposende apresenta simultaneamente, seis praias cujas águas apresentam os melhores resultados em termos de qualidade, conferindo-lhe o grau “Qualidade Ouro”, distinção feita pela Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza. As praias de Apúlia, Ofir, Cepães, Ramalha, Rio de Moinhos e Suave Mar voltaram a merecer tal distinção.

Associado à qualidade das praias, o Município de Esposende aposta, ainda, no reforço da vigilância e salvamento marítimo através de meios humanos, mas também com inovações técnicas, como é o caso das boias de salvamento que permitem, em casos de pré-afogamento, que qualquer pessoa possa socorrer a vítima.

Como nota final, informa-se que os resultados das análises à qualidade das águas balneares poderão ser consultados através do sítio da internet da Agência Portuguesa do Ambiente em www.apambiente.pt.

A época balnear arranca, em Esposende, a 15 de junho e prolonga-se até 16 de setembro.

Para mais informações sobre Bandeira Azul e Praia Acessível, consulte os links abaixo. 



Recrutamento
   
CEA
em blogue
imagemPortlet copy.png
 
 
Leituras
Leituras
 
 
Qualidade da água
 
 
Praias
image.jpg
 
 
Faturação
Eletrónica
 
 
SUMAKids
   
Resp.
Social
Empresarial 
 
   
Empreitadas