Espaços Verdes


Dicas para gestão de espaços verdes
A criação, preservação e promoção de espaços verdes em meio urbano são fundamentais para o equilíbrio da Cidade e para a manutenção da qualidade de vida dos cidadãos. Por outro lado, mesmo em meios rurais, os canteiros, jardins e relvados assumiram um papel de destaque no embelezamento dos espaços. Além de todas as vantagens associadas à existência de espaços verdes, a presença do “verde” e o contacto com a natureza traduzem-se numa mais valia para o nosso quotidiano e para o nosso bem-estar físico e emocional.
Respeite a Natureza e a Vida e contribua para um planeta + verde:

  • Não colha nem pise as plantas, cresçam elas num jardim, numa floresta, numa duna ou junto a uma estrada.
  • Não estrague os jardins públicos. Respeite o trabalho dos jardineiros e um espaço que é de todos.
  • Quando estacionar junto a árvores, tenha cuidado para não as danificar. O planeta e o seu automóvel agradecem.
  • Quando levar o seu cão a passear tenha o cuidado de não deixar “vestígios” indesejados nos jardins e relavados. Lembre-se que estes espaços são utilizados pelas crianças nas suas brincadeiras. Coloque os dejectos do seu animal de estimação no dispositivo existente para o efeito.
  • No Natal, compre uma árvore proveniente da limpeza das florestas ou envasada. Melhor ainda, compre uma artificial que poderá ser utilizada durante vários anos.
  • Há mil e uma maneiras de construir um jardim! Mas lembre-se: ao escolher as plantas tenha em conta as condições do terreno, a disponibilidade de água e o próprio clima para não ter surpresas menos boas mais tarde! E já agora um gesto a favor da biodiversidade local: opte por espécies autóctones, plantas nossas!
  • Promova a biodiversidade no seu jardim! Optar por um relvado “monótono” reduz significativamente a diversidade de plantas e animais deste espaço. Prefira jardins alegres, diversificados e coloridos, e delicie-se a observar as borboletas! .
  • Não compre rochas nem corais, pois se o fizer estará a incentivar o seu comércio, contribuindo para a destruição dos recifes. O mesmo conselho se aplica a animais selvagens, claro!
    Sabia que…
    Os espaços verdes ajudam a diminuir as diferenças de temperatura entre o dia e a noite, a poluição sonora, o risco de inundações, além de aumentar a humidade e a qualidade do ar?
    Voltar