Floresta


É inegável a importância da floresta na manutenção da vida no planeta, pois esta encerra uma grande biodiversidade de seres vivos e garante o necessário equilíbrio ecológico. Por isso, a importância destes espaços é cada vez mais reconhecida como fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populações.
As florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre, sendo nestes espaços e noutros cobertos vegetais que se realiza a fotossíntese da qual depende a vida. Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres, sendo apelidadas de “pulmões do mundo” ou “sumidouros de carbono”.
A floresta é fonte de muitos bens e serviços nomeadamente na produção de madeira, cortiça, mel, cogumelos, resina, entre outros. Estes espaços são também fundamentais na produção de oxigénio e a retenção do CO2, na regularização dos ciclos da água, na protecção da erosão dos solos, na protecção contra os ventos, servindo também de refúgio para os animais e permitindo a continuidade da biodiversidade.
Nos espaços mais urbanizados, a existência de zonas florestais contribui também para a diminuição do ruído, e permite a criação de “novos” espaços verdes convidativos ao desporto e lazer e convívio, entre outros.
Existe actualmente uma nova função da floresta na política de ambiente e ordenamento do território. Os municípios têm um importante papel ao nível do planeamento do território e da realização de iniciativas que pretendem valorizar estes espaços nas suas mais variadas vertentes.
Proteja a floresta e torne o planeta + saudável:

  • É proibido fazer qualquer tipo de fogueiras em todos os espaços rurais, entre 15 de Maio e 30 de Setembro (período crítico).
  • Durante este período é também proibido lançar foguetes de recaída incandescente e fumar no interior das florestas.
  • É proibido durante todo o ano o abate de sobreiros sem parecer prévio da DGRF.
  • Limpe o mato à volta da sua habitação, num raio de 50 metros, garantindo a sua segurança.
  • Lembre-se que as garrafas de gás de reserva e as vazias devem estar afastadas das habitações.
  • O caminho de acesso às habitações deve estar desimpedido para permitir a passagem de veículos.
  • O telhado das habitações e anexos devem estar limpos de folhas, ramos, pinhas e carumas.
  • Os montes de lenha devem estar afastados das habitações.
  • Opte pela compostagem, evitando assim a queima dos resíduos verdes.
    Voltar