Academia Praxis na Oficina “Reutilizar o Lixo Marinho”

Oficina “Reutilizar o Lixo Marinho”, das Oficinas de Férias de Verão no CEA, foi a iniciativa escolhida pela Academia Praxis, para passar a tarde do dia 2 de agosto.

As 11 crianças que participaram começaram por visitar a exposição “Mar de Plástico” que se encontra no Centro de Acolhimento do CEA. Esta exposição, organizada pela Campanha Ocean Action do Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) pretende “incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população”.
Na exposição encontram-se diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico, com objetos artísticos e elementos multimédia.

Logo após a visita foi realizado um jogo lúdico-pedagógico “Limpa o Oceano”, em que os participantes formaram equipas para ajudar a limpar o “oceano”, recolhendo todos os resíduos do mesmo e respondendo a perguntas sobre a visita à exposição.

Ainda antes de irem embora, participaram numa oficina de reutilização de materiais, em que utilizaram copos de iogurte e cartão usados para elaborar um mealheiro, tendo-se falado sobre a reutilização de materiais e sobre atitudes que podemos ter no dia-a-dia em prol do ambiente!

Obrigado pela participação!