Centro de estudos XPLICA – Projetos do Saber no CEA para a Oficina “Reutilizar o Lixo Marinho”

No dia 25 de julho, 12 crianças do Centro de estudos XPLICA – Projetos do Saber participaram na Oficina “Reutilizar o Lixo Marinho”, no âmbito das Oficinas de Férias de Verão no CEA.

Começaram por visitar a exposição temporária “Mar de Plástico” patente no Centro de Acolhimento do CEA. Esta exposição, organizada pela Campanha Ocean Action do Centro Interdisciplinar de Investigação Científica e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) pretende “incentivar a reflexão crítica sobre o problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis pela população”.
Na exposição estão patentes diferentes ferramentas de comunicação com forte impacto visual e sensorial para atrair a atenção dos visitantes, alternando painéis com informação em formato essencialmente gráfico, com objetos artísticos e elementos multimédia.
No seguimento da visita puderam jogar um jogo lúdico-pedagógico para testar os conhecimentos adquiridos na exposição.

Para finalizar e de forma a que os XPLICAndos saíssem do CEA com a consciência que podem mudar a atitude em prol do ambiente, participaram numa oficina onde, através de copos de iogurte usados e cartão usado, elaboraram um mealheiro, tendo-se se falando da importância da reutilização de materiais.

Agradecemos a V. presença… até breve!