Vaivém Oceanário foi o destaque nas atividades da quarta semana

O Oceanário veio a Esposende, e foi o destaque desta quarta semana nas Oficinas Férias de Verão no CEA. De 23 a 26 de julho, encontrou-se instalado, junto ao Edifício de Socorros a Náufragos, em Esposende, o Vaivém Oceanário.

Tratou-se de um espaço educativo itinerante, que teve como objetivo divulgar a missão do Oceanário de Lisboa e oferecer experiências educativas que visaram apelar ao contributo e colaboração da comunidade na conservação da natureza, em especial dos oceanos.

Assim, nas sessões de educação ambiental do Vaivém Oceanário pretendeu-se dar a conhecer o dia-a-dia do biólogo-aquarista e a história de sobrevivência das tartarugas marinhas, alertar para o consumo sustentável de peixe e marisco, assim como desmistificar alguns dos mitos e lendas associados aos tubarões e sensibilizar para a diversidade de ambientes e seres vivos presentes nos oceanos.

No total foram realizadas aproximadamente 30 sessões, que contaram com cerca de 1000 participantes provenientes de Instituições Particulares de Solidariedade Social e associações concelhias e particulares. O sábado ficou reservado para a população em geral, visitantes e turistas, que participaram gratuitamente nas várias sessões que decorreram ao longo do dia.