Dia Mundial dos Oceanos – 8 de junho

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado anualmente no dia 8 de junho.

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

O lema para 2020 é “Inovação para um oceano sustentável”.

Importância dos Oceanos

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

Sabias que…
• Anualmente vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos, tendo a maioria deste lixo origem em terra? É estimado que este problema afete mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo.
• Se nada for feito, até 2025 serão acumuladas nos oceanos 250 milhões de toneladas de resíduos plásticos?