Dia Mundial do Ambiente – 5 de junho

O Dia Mundial do Ambiente celebra-se a 5 de junho.

É um evento anual que teve início em 1972, cujo principal objetivo é alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.
As preocupações do homem para com o ambiente têm vindo a aumentar: é crescente a tomada de consciência de que é necessário proteger o nosso planeta, uma vez que o modo de vida tal como o conhecemos não é sustentável com o futuro da humanidade e do próprio planeta.

O tema para 2020 é a “Biodiversidade” e as celebrações mundiais vão realizar-se na Colômbia, apesar de praticamente todos os países do mundo terem iniciativas a lembrar este momento. Na impossibilidade de se realizar como planeado, com as várias iniciativas preparadas no país anfitrião, o Dia Mundial do Ambiente irá ser festejado, um pouco por todo o mundo, adaptando-se à nova realidade mundial: via digital. Assim, os cidadãos são convidados a participar nestas festividades (utilizando as hashtags #WorldEnvironmentDay & #ForNature), “juntando as nossas vozes pela natureza e fazer pressão para acelerar a grande ambição de proteger a biodiversidade”, revelam as Nações Unidas, apelando: “É tempo de acordar e agir. É tempo da natureza!”.

Com um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, nunca houve momento mais importante para nos dedicarmos à proteção da biodiversidade.

Este será um ano crucial para a preservação e restauro da biodiversidade, já que o mundo vai avaliar e renovar os seus compromissos durante a 15ª reunião da Conferência das partes (COP15) da Convenção sobre a Diversidade Biológica, em Kunming (China), em Outubro. Além disso, este ano celebra-se o início da Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), uma iniciativa para ampliar a recuperação dos ecossistemas degradados e destruídos, como parte do combate à crise climática.

A ação climática e a conservação da biodiversidade estão interligadas e por isso é extremamente importante travar a extinção de espécies de plantas e animais.

Sabias que…
• A Colômbia foi escolhida porque é um dos países com maior biodiversidade do mundo, com cerca de 10% da biodiversidade do planeta? É o país com maior diversidade de espécies de aves e de orquídeas e o segundo país com maior número de espécies de plantas, borboletas, peixes de água doce e anfíbios.
• São utilizados 33,5 milhões de litros de óleo de palma em Portugal no gasóleo rodoviário como biocombustível? Esta matéria-prima promove a destruição da floresta tropical, colocando em causa ecossistemas sensíveis;
•Existem 456 espécies ameaçadas de extinção em Portugal, incluindo plantas?