Dia Mundial da Monitorização da Água

O objetivo desta efeméride é sensibilizar e envolver as pessoas de todo o mundo na proteção dos recursos hídricos através da monitorização local dos mesmos. A organização não governamental EarthEcho International promove um desafio mundial chamado “EarthEcho World Water Monitoring Challeng”, que incentiva as pessoas a analisar e a proteger os recursos locais desde o Dia Mundial da Água, em março, até ao final do ano.

Com a utilização de um simples kit de teste consegue-se retirar uma amostra de água para avaliar a sua qualidade, nomeadamente a sua temperatura, acidez (pH), clareza (turbidez) e oxigénio dissolvido. Os resultados são depois analisados e publicados online no site da EarthEcho International. Cerca de 1 milhão e meio de pessoas de 142 países aderem à iniciativa, recolhendo mais de 70 mil amostras de água.

O Centro de Educação Ambiental de Esposende, através da Esposende Ambiente, também desenvolve um projeto de monitorização da água de âmbito internacional, o Projeto Rios. O Projeto Rios é um projeto que visa a participação social na conservação dos espaços fluviais. A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral. Com uma postura inovadora de voluntariado ambiental, o Projeto Rios implementa iniciativas no âmbito da responsabilidade socioambiental, da gestão dos recursos naturais, dos resíduos e da biodiversidade relacionadas com a gestão da água, para além de promover a educação, a consciencialização e o envolvimento ativo da comunidade para a importância e valorização do ambiente através da adoção de um troço de 500m de um rio ou ribeira. O Projeto Rios permite que os grupos possam usufruir de um laboratório natural quando fazem saídas de campo. Assim, os grupos que fazem parte do Projeto Rios têm a possibilidade de tocar e ver a realidade dos nossos rios/ribeiras. Desta forma, os grupos passam a conhecer a estrutura de um rio/ribeira desde a nascente até à foz ou com grande pormenor os seus 500 metros adotados, analisando as várias temáticas associadas como a fauna, flora, tradições, histórias, contos, lendas, instituições, pessoas. Pela metodologia que utiliza, o projeto pretende promover a curiosidade científica e implementar o método científico experimental, através da recolha e registo de informações e dados geográficos, físico-químicos, biológicos, eventos históricos, sociais e etnográficos, contribuindo assim para a melhoria do espaço estudado e da qualidade fluvial global e da qualidade das populações.