Dia Mundial do Vento

Sabias que…

– Algumas plantas são polinizadas devido à atuação do vento, uma vez que ele promove a deslocação do pólen e também de algumas sementes? O vento é fundamental para a existência de determinadas espécies vegetais.

– A energia eólica é uma energia limpa e renovável? A energia produzida a partir do vento é um dos sectores com maior crescimento, com cerca de 100 mil milhões de dólares investidos por ano.

– O conhecimento da direção e da intensidade do vento é muito importante para a aviação? Um avião só pode pousar ou descolar contra o vento. Então, se a direção não for conhecida, não é possível pousar ou descolar com segurança.

– O vento já teve um papel muito importante na época dos Descobrimentos, em que as embarcações dependiam exclusivamente do vento para se moverem? O vento também era aproveitado para o funcionamento dos moinhos.

– Quando ocorrem furacões, os ventos sopram a mais de 80km/h? No entanto noutros planetas as velocidades são bem maiores… Em Júpiter, por exemplo, o vento chega a atingir 500 km/h e em Saturno atinge até 1400 km/h.