Arrancou a Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos 2018 no CEA

Ontem, dia 20 de novembro, foram realizadas diversas visitas ao planetário inserido no projeto A Nossa Casa É Um Planeta que é o resultado de um trabalho conjunto das empresas Algar, Ersuc, Resiestrela, Resinorte, Resulima, Suldouro, Valnor e Valorminho e contou com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020. Também, foram realizadas visitas à exposição Mais Economia, Menos Plástico desenvolvida pela empresa Biorumo tendo as mesmas marcado o arranque das atividades da Semana Europeia da Prevenção dos Resíduos, iniciativa inserida no Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental de 2018/2019.

Cerca de uma centena de alunos da Escola Básica de Gemeses, Escola Profissional de Esposende e Escola Secundária Henrique Medina abordaram as temáticas da Redução, Reutilização e Reciclagem de forma inovadora, utilizando como recurso o planetário instalado no CEA e visionando o filme projetado em 360º, o que possibilitou uma dinâmica interativa com os alunos participantes. Esta ação contribui para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, na construção de uma sociedade de baixo carbono, racional e eficiente na utilização dos seus recursos. Também no Centro Escolar de Forjães esteve patente um segundo planetário, onde cerca de 200 alunos efetuaram a visita em 8 sessões ao longo do dia de ontem.

Os alunos da Escola Profissional de Esposende e Escola Secundária Henrique Medina visitaram ainda a exposição Mais Economia Menos Plástico, uma exposição interativa, que alerta para os problemas causados pelos resíduos, mais concretamente pelos plásticos e como devemos arranjar alternativas ao seu uso ou na impossibilidade de reduzir, canalizá-lo após utilização de forma a servir de matéria-prima a outros produtos. Para além dos vídeos pedagógicos, os alunos tiveram oportunidade de experimentar diferentes jogos (quiz, jogo da memória, puzzles e o jogo Vamos Reciclar) numa mesa interativa, que puseram à prova o conhecimentos sobre a temática.