Dia Nacional do Mar

Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva (ZEE) e à Plataforma Continental.

O mar acaba por gerar muitos empregos em terra, em sectores tão diversos, como o do comércio de peixe fresco, das conservas, dos congelados, das farinhas, da construção/reparação naval, da cordoaria, dos transportes, da administração, da investigação, da formação, entre outros.

O mar é extremamente importante e fundamental para o equilíbrio ecológico (pois cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético), para as interações entre o mar e a atmosfera (condicionando o clima mundial) e além disso o mar é rico em recursos minerais, fonte de energia e recursos vivos (1/5 do total da proteína animal consumida pelo homem é originário do mar onde são exploradas as espécies marinhas).

Nos últimos anos tem-se ainda acentuado a importância do mar na aposta portuguesa no turismo, uma vez que tem crescido a procura pelos desportos náuticos devido às excelentes condições da nossa costa de mar, nomeadamente para o surf, kitesurf, bodyboard, paddle surf, mergulho, windsurf, kayak surf e vela e ainda somos ponto de paragem para muitos cruzeiros turísticos e comerciais, devido à excelente localização geográfica.

Infelizmente não estamos a saber proteger o que é nosso e anualmente vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos, tendo a maioria deste lixo origem em terra. É estimado que este problema afete mais de 600 espécies de fauna marinha, das baleias às tartarugas, e ainda as aves, e que 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos por causa do lixo. Este problema, aliado ao aquecimento global e à sobrexploração pesqueira: pesca industrial excessiva, acidental e/ou ilegal, põe em causa a sustentabilidade dos ecossistemas.

Sabias que…

• A maior parte do oxigénio da Terra é produzido não pelas árvores, mas pelas algas marinhas?

• A área dos oceanos equivale a cerca de 70% da superfície da Terra e em Portugal a área de costa estende-se ao longo de 942 km, sendo a sua ZEE ainda mais expressiva (1 656 mil km²)?

• Em termos de alimentação, Portugal, tem o segundo maior consumo per capita de pescado da UE, cerca de 57 kg/ano/habitante, cujo consumo representa um valor aproximado de 25% na dieta alimentar dos portugueses?

• Um litro de água do mar pesa em média 28 gramas a mais do que 1 litro de água doce, por causa do sal?

• Muitos animais marinhos morrem devido à ingestão de plástico porque ficam com estômago cheio de lixo e não se conseguem alimentar?

• O plástico existente no mar vai-se transformando em micropartículas que se alojam nos peixes que nós, humanos, acabamos por ingerir?